1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

ES:São 416 Quilômetros de Praias, Diversidades de Rara Beleza

enviar por email

12/07/2016 - por Paulo César Dutra

O Estado do Espírito Santo conta com um litoral de 416 quilômetros, típico de transição entre o norte e o sul do Estado, com extensas praias retilíneas nos municípios de Conceição da Barra, São Mateus, Linhares, Fundão, Vila Velha, Itapemirim e Presidente Kennedy. Mas conta também com pequenas praias, que surgem, em pontos esparsos, por causa das conhecidas barreiras do litoral, como os recifes de coral do tipo franja, que impedem uma caminhada em linha reta nas praias de norte a sul do Estado.
E, na altura de Aracruz começam essas barreiras que irão caracterizar todo o litoral capixaba. Em alguns pontos do litoral do Estado, onde desembocam rios caudalosos (rio Cricaré, rio Doce, rio Reis Magos, rio Santa Maria da Vitória, rio Benevente e rio Itapemirim), aparecem os estuários obstruídos pelos cordões de restinga, típicos da costa capixaba.
Na costa capixaba, os peixes mais importantes para a pesca comercial são os robalos, cações, manjubas, ciobas, caranhas, corvinas, pescadas, xaréus, pampos, tainhas, garoupas, badejos, dourados, peroás e baiacus. É ao largo da costa do Estado, na altura de Vitória, que se encontram os melhores locais para a prática da pesca oceânica, onde são capturados os grandes peixes oceânicos, como os marlins azul e branco, sailfishes, spearfishes e dourados.

O Espírito Santo graças à sua privilegiada geografia possui um litoral baixo e plano composto de vastas praias, pequenas baías, enseadas, falésias, recifes, dunas e vales fluviais. Possuindo uma extensão litorânea ideal para a prática da pesca esportiva em praias de águas calmas e enseadas que fazem o prazer de seus pescadores.


Eliezer Batista Ligou A Vale Ao Resto Do Mundo

Galgando vários postos ao longo de sua carreira, até ser nomeado presidente da mineradora coube a ele transformar..


Dignidade de Liberdade

Para advogados, decisão do STF sobre casamento dá maior autonomia aos idosos...


Os Doces E Amargos Desafios Da Existência

Em "Chocolate Meio Amargo", a psicóloga Senia Reñones aborda as complexidades das relações humanas e as delícias de aprender...