1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Meu Pai é Legal Faz Reconhecimentos de Paternidade

enviar por email

11/11/2016

Por: Redação*

Em todo o Espírito Santo, no Brasil, de acordo com dados do último censo escolar, existem aproximadamente 76 mil crianças e adolescentes matriculados na rede pública de ensino sem o nome do pai na certidão de nascimento. E para promover reconhecimentos de paternidade, a Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) vem realizando ações do projeto Meu Pai é Legal, em parceria com instituições de ensino superior.

Na última quarta-feira (09), a ação aconteceu na Faesa, uma faculdade em Vitória. Em pouco mais de 3 horas de atendimento, foram realizados 07 reconhecimentos de paternidade por pais biológicos e 06 encaminhamentos para adoção unilateral.

Esta é a quinta vez que o projeto é realizado em parceria com o Núcleo de Práticas Jurídicas da FAESA. Para o coordenador do núcleo, Flávio Barroca, a ação proporciona grande aprendizado aos estudantes de Direito: “o ganho para o aluno não é só o conhecimento técnico, mas os chamados ganhos indiretos. Que é essa visão da Justiça mais humanitária, do Judiciário estreitando a relação com o jurisdicionado”.

Ao longo de cinco anos, o projeto Meu pai é Legal já realizou mais de 400 reconhecimentos de paternidade. Para a juíza Janete Pantaleão, titular da 2ª Vara da Infância e da Juventude da Serra e colaboradora da Coordenadoria da Infância, o maior objetivo é que esse reconhecimento seja feito de forma voluntária: “a proposta é regularizar o registro de nascimento, mas, principalmente formar um vínculo afetivo. Quando eles, os pais, vêm de forma voluntária, quando existe o afeto, o trabalho fica mais fácil, pois passa a ser apenas uma questão burocrática”.

Eliezer Batista Ligou A Vale Ao Resto Do Mundo

Galgando vários postos ao longo de sua carreira, até ser nomeado presidente da mineradora coube a ele transformar..


Dignidade de Liberdade

Para advogados, decisão do STF sobre casamento dá maior autonomia aos idosos...


Os Doces E Amargos Desafios Da Existência

Em "Chocolate Meio Amargo", a psicóloga Senia Reñones aborda as complexidades das relações humanas e as delícias de aprender...