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Viajando na Rodovia BR-101, Senti-me na Lua, Cheia de Crateras

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12/12/2016 - por Paulo César Dutra

No último sábado, dia 10, saindo de Vitória, fiz uma curta viagem, dirigindo um automóvel, de ida e volta ao município de João Neiva, passando pela rodovia federal BR-101, administrada pela Eco101 uma empresa controlada pelo Grupo EcoRodovias, pela Grant e pela Centauro Participações. Senti-me na Lua, com tantas crateras nas pistas, tanto na ida como na volta. Logo na saída de Ibiraçu, no sentido Vitória, no início da pista dupla havia uma cratera de três por dois metros, colocando em risco a vida dos usuários. O único local que não existem crateras nas pistas, entre João Neiva e Vitória,  fica exatamente na área do pedágio P4 – na Serra-ES, onde deixei R$ 8,60.   
   
Enquanto isso, quem sofre são os usuários que, no terceiro ano de concessão, já sentiram no bolso o segundo reajuste das tarifas e continuam enfrentando os perigos na estrada. Ou seja, a Eco101 não cumpre os prazos e enquanto isso, os usuários da rodovia danificam seus veículos e morrem na rodovia.  De acordo com o contrato, além da duplicação de toda a via, a Eco101 tem de realizar também outros tipos de melhorias como passarelas, postos de pesagem de veículos, dispositivos de controle de velocidade, entre outras clausulas previstas no contrato que tem validade por 25 anos. Até o décimo ano de concessão, 90% do trecho devem estar com pistas duplicadas, do trecho que começa na divisa com Mucuri, Sul da Bahia, e termina na cidade de Mimoso do Sul, no Espírito Santo.
  
Um automóvel para atravessar o Espírito Santo pela rodovia BR-101 gasta, hoje , R$ 27,60 (Vinte e sete reais e sessenta centavos) só em pedágios nas sete praças distribuídas ao longo de 475 quilômetros, fazendo malabarismos para desviar das crateras das pistas da rodovia. A cobrança de pedágio na BR-101 começou no dia 18 de maio de 2014 e as tarifas já tiveram dois reajustes, em 2015 e este ano. Em maio de 2017, sofrerá novo reajuste. Preparem os bolsos e treinem mais direção, para não caírem nas crateras da rodovia. 
 
Em setembro de 2013, o portal gazetaonline divulgou matéria de “...que pelo menos metade da duplicação da BR-101 estaria concluída em seis anos, conforme divulgou a Eco 101 Concessionária de Rodovias S.A, que desde maio deste ano ficou responsável pelas obras no trecho da rodovia que vai do km 475,9 e se estende até Mucuri, no Sul da Bahia. Mais de 90% da duplicação ficará pronta em dez anos e o restante até o final do contrato de concessão, que é de 25 anos...” 

Perguntar não ofende! Será que tem algum membro do Ministério Público Federal (MPF), utilizando a rodovia BR-101, no Espírito Santo, mas dirigindo o carro!  Escrevo isto, porque as autoridades costumam viajar no banco de trás, lendo ou cochilando, e não percebem o malabarismo que o motorista faz para não cair nas crateras da rodovia. Alguém tem que denunciar, para ver se há providencias. “Toda obra que o executor recebe antes de fazê-la, nunca deu certo!”-Frase de autor desconhecido.
 

Eliezer Batista Ligou A Vale Ao Resto Do Mundo

Galgando vários postos ao longo de sua carreira, até ser nomeado presidente da mineradora coube a ele transformar..


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