1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Reciclafolia: no Carnaval de Vitória Exemplo de Sustentabilidade

enviar por email

26/01/2018

Da: Redação*

No Carnaval Fora de Época de Vitória existe o projeto RECICLAFOLIA que trabalha dando destino aos resíduos de adereços usados nos desfiles do Sambão do Povo, este no período de 1º a 4 de fevereiro, quando as escolas de samba levam para avenida , além de muita alegria, fantasias bem elaboradas. Porém, quando o desfile termina, entra em cena os voluntários do RECICLAFOLIA, que são conhecidos como “o pessoal da sustentabilidade”. O projeto trabalha todos os anos dando destino aos resíduos de adereços usados no carnaval da Capital.
 
A coordenadora do Reciclafolia, Aparecida Maria Moschem, a “Cida Moschem” conta como tudo acontece. "As fantasias que seriam descartadas após os desfiles ganham vida nova em escolas, grupos de teatro e projetos ambientais. Tudo é reaproveitado e vira matéria-prima de artesanatos belíssimos".

Segundo Cida, o foco principal do projeto é a preservação do meio ambiente. "Reutilizamos tudo e, principalmente, preservamos o meio ambiente, em especial, a baía de Vitória, que recebia todos esses resíduos após a passagem de cada escola". Os foliões ecológicos são o público-alvo do projeto, que recolhe os materiais desde 2008 na área de dispersão das escolas de samba, no Sambão do Povo.

O Recicla Folia tem o objetivo de coletar, reciclar e transformar resíduos de Carnaval em fonte de renda em comunidades carentes e também doar fantasias para blocos e escolas de samba do interior, escolas públicas, grupos de teatro, unidades do Caps (Centro de Atenção Psicossocial), entre outros.

Para quem não sabe, e nunca teve a curiosidade de acompanhar o final dos desfiles de cada escola,  os foliões dispensam os adereços e fantasias, porque não têm como levá-las de volta para casa. Para que eles não dispensem os adereços e fantasias em terrenos baldios, no canal de Vitória, no mangue e latas de lixo, o Reciclafolia recolhe tudo a medida que eles vão deixando a área do desfile.

Interior beneficiado
 
As fantasias e adereços doados pelas escolas de samba e por foliões são entregues pelo projeto Reciclafolia a entidades e blocos localizados em vários municípios capixabas.
Nos anos anteriores o material foi entregue a entidades e blocos de Guaçuí, Muqui, Mimoso do Sul, Guarapari, Colatina, Venda Nova do Imigrante, Linhares e Domingos Martins. E ainda, Alfredo Chaves, Marataízes, Conceição do Castelo e Viana.

O material também é destinado também para projetos sócio-humanitários - Associação à Velhice Desamparada, CAPS de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra e "Carnaval de todas as Tribos" para o reaproveitamento em atividades de arteterapia. Pela proposta do Recicla Folia, materiais recicláveis utilizados nas fantasias são coletados para uso em produtos e atividades do projeto. O que era lixo é separado, tratado e vira renda para os catadores organizados.
 
 

Eliezer Batista Ligou A Vale Ao Resto Do Mundo

Galgando vários postos ao longo de sua carreira, até ser nomeado presidente da mineradora coube a ele transformar..


Dignidade de Liberdade

Para advogados, decisão do STF sobre casamento dá maior autonomia aos idosos...


Os Doces E Amargos Desafios Da Existência

Em "Chocolate Meio Amargo", a psicóloga Senia Reñones aborda as complexidades das relações humanas e as delícias de aprender...