1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Euclério Debate Projetos Com Nova Diretoria da Cadeeso na ALES

enviar por email

15/04/2018

Da: Redação*

O deputado Euclério Sampaio (PSDC) realizou sessão especial na Assembléia Legislativa do Espírito Santo – ALES para debater os projetos da nova diretoria da Convenção de Assembleias de Deus do Estado do Espírito Santo e Outros (Codeeso). O deputado considerou importantes as ações realizadas pela entidade que reúne diversas igrejas no Estado. O evento aconteceu na última quarta-feira (11), no Plenário Dirceu Cardoso. 

O presidente da Codeeso, pastor Arnaldo Candeias, disse que o evento na Ales era também uma forma de comemorar a alegria da entidade na realização de suas ações religiosas e sociais.  O pastor Reginaldo Almeida, ex-deputado estadual e atualmente vereador em Vila Velha, que faz parte da diretoria da Codeeso, afirmou que mais de 350 mil fiéis das igrejas Assembleias de Deus têm se empenhado em projetos sociais. Esses projetos, segundo ele, fazem com que o poder público gaste menos recursos nas áreas de saúde, educação e recuperação de dependentes químicos.

O deputado Sampaio proponente da sessão especial, considerou importantes as ações realizadas pela convenção que reúne as igrejas Assembleias de Deus no Estado. O parlamentar afirmou que onde o braço do Estado não alcançam, as igrejas estão lá, com ações não apenas no campo religioso, mas também social.

História da Cadeeso

A história das Assembléias de Deus no Espírito Santo teve o ponto de partida quando os primeiros crentes pentecostais, Francisco Galdino Sobrinho e sua esposa chegaram em Vitória em 1922.  Dois anos depois, chegava em solo capixaba o missionário escandinavo Daniel Berg, com o objetivo de fundar uma igreja evangélica em terras capixaba. Berg dirigiu os primeiros cultos na Capital capixaba e fazia um trabalho de evangelização, visitando as famílias durante o dia e convidando-as para o culto à noite.

 Depois de alguns meses, mesmo sem informações oficiais pelo seu trabalho, sabe-se que o missionário deixou uma base evangelistica estabelecida. Em 1925, José Vicente Ferreira veio de Pernambuco para Vitória Espírito Santo, a pedido de Daniel Berg, que aqui esteve e preocupou-se com o pequeno número de cristãos aqui residiam. Ao chegar à Vitória só encontrou o irmão Galdino como crente pentecostal, os demais eram batistas. Com estes iniciou um trabalho de evangelização.

Em 1927, chegaram à Vitória, precedentes da Assembléia de Deus em Aracaju, Sergipe, sete evangélicos que se juntaram aos demais iniciando assim um trabalho de evangelização pessoal, que resultou em conversão de várias almas. Havendo muitos novos convertidos que requeriam assistência espiritual e também a necessidade de se abrir uma igreja local, pois os irmãos estavam reunindo-se em residências em Jucutuquara, Santa Lúcia na casa do irmão João Pinheiro e na residência de irmã Francisca Barros. 

Foi então que o irmão José Vicente Ferreira escreveu a Daniel Berg, solicitando que lhes enviassem um pastor para por em ordem o trabalho. Atendendo o pedido da Igreja foi enviado á cidade de Vitória no dia 09 de maio de 1930 o pastor João Pedro da Silva, data esta onde se reuniram mais de (30) trinta pessoas, entre crentes e simpatizantes do evangelho. Aos 34 anos de idade o Pastor João Pedro inicia um trabalho em terras capixaba munido de fé e de coragem, trabalho este iniciado do fruto da evangelização. Estabeleceram-se cultos no centro da cidade, em Santo Antônio, Vila Rubim, Praça Costa Pereira e Aribiri, em Vila Velha. 

Celebrou-se então, o primeiro batismo em águas em 08 de junho de 1930, esta data foi estabelecida na obra ''História das Assembléias de Deus no Brasil'' compilada por Emilio Conde, como inicio da obra pentecostal e data provável de fundação, sob a liderança de João Pedro da Silva.

A doutrina Pentecostal expandiu-se para o interior do estado. Em dezembro de 1933, ultrapassou a fronteira do Espírito Santo, quando uma congregação foi instalada no Vale da Anta Município de Resplendor-MG, de onde alcançou todo o Vale do Rio Doce/MG e Itaperuna no Rio de Janeiro  

Assim, a Igreja Assembléia de Deus no Estado do Espírito Santo está em pleno crescimento, tanto espiritual quanto administrativamente. Recentemente, em 2011, a Assembléia de Deus comemorou 80 anos de fundação no Espírito Santo, contando bênçãos e maravilhas que poderão ser confirmadas, através dos registros e dos testemunhos de vários pastores pioneiros que ainda vivem.

 
 

Eliezer Batista Ligou A Vale Ao Resto Do Mundo

Galgando vários postos ao longo de sua carreira, até ser nomeado presidente da mineradora coube a ele transformar..


Dignidade de Liberdade

Para advogados, decisão do STF sobre casamento dá maior autonomia aos idosos...


Os Doces E Amargos Desafios Da Existência

Em "Chocolate Meio Amargo", a psicóloga Senia Reñones aborda as complexidades das relações humanas e as delícias de aprender...