1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Izar Lança 1º Disco Solo: O Amor, A Escuridão E A Esperança

enviar por email

06/06/2018

Da: Redação*

O músico e compositor Izar lançou este ano o disco O Amor, A Escuridão E A Esperança, em plataformas como Spotify, Deezer, Itunes e YouTube. 

Link do Spotify: https://open.spotify.com/album/5U9NYpvBIByC1mFLkocmwn?si=bLzUqrO3Q_-ahiIMigxahA
  
Com 10 canções, o disco, primeiro solo de Izar, versa sobre as relações e sentimentos humanos: narra contradições, hipocrisias, derrotas, vitórias, medos, ambições. Aborda ainda momentos como um simples encontro, o amor consolidado, a melancolia da rotina, a catástrofe, o reencontro com a poesia e com a esperança. São ciclos marcantes na vida de pessoas simples - e, digamos, “invisíveis” -, que dão o tom ao trabalho.
 
O álbum tem sonoridade pop, rock, MPB, com arranjos influenciados pela música mineira - Lô Borges, Milton Nascimento, Skank, Beto Guedes - e por bandas como Beatles e Beach Boys.
 
Produção – Foram dois anos de trabalho até a conclusão do disco, com a produção do multi-instrumentista Thiago Arruda – hoje guitarrista da banda de Ed Motta. Thiago, além de produzir, gravou bateria, baixo e dividiu as guitarras com Izar.
 
Já os teclados foram gravados pelo também multi-instrumentista Lucas Arruda, compositor com discos lançados no Japão e na Europa. A percussão ficou por conta de Edu Szajnbrum. A mixagem por Alexandre Barcelos, no estúdio Funky Pirata - ES; com exceção da música Poesia, mixada por Raphael Herdy, na Torre Inc - ES.
 
A masterização ficou a cargo do argentino Sebastian Duran e a identidade visual por Nina Salgado. Além do lançamento completo do disco, Izar já havia revelado três singles (dois com clipe) nas redes sociais: 
Poesia (https://www.youtube.com/watch?v=TdzaS_Nrb6E),
Hoje (https://www.youtube.com/watch?v=k_O58ta7c1Y)
Você É O Sol (https://www.youtube.com/watch?v=GGg96uTt7C4).
 
“O Amor, A Escuridão E A Esperança” – É formado pelas canções abaixo. 
 
1-Pé na Estrada (sobre o jovem confuso com desejo de mudança)
2-Hoje (versa sobre as mazelas do dia a dia e os seres invisíveis)
3-Poesia (trata do reencontro com a liberdade, com a poesia)
4-Não Vou Deixar (sobre o amor consolidado)
5-Eu Preciso Aprender A Voar (depressão, insônia, grito)
6-Você É O Sol (aproximação, desejo, conquista)
7-O Mundo Me Chamou (sobre a relação com o mundo, a informação em demasia)
8-Katrina (sobre uma sobrevivente brasileira do Furacão Katrina) 
9-Tempo (esperança, "volta por cima")
10-Vivo (hipocrisia do ser humano)


Release do disco:
O Amor, a Escuridão e a Esperança
 
Um simples encontro, um amor consolidado, a melancolia da rotina, a hipocrisia do ser humano, a catástrofe, o reencontro com a poesia e a esperança de um dia melhor. Esses ciclos, longos e marcantes na vida de pessoas simples - e, digamos, “invisíveis” -, dão o tom ao disco “O Amor, a Escuridão e a Esperança”.
 
Sim. O álbum, que tem sonoridade pop, mas com a sofisticação de “acordes da música mineira” e arranjos influenciados pelos Beatles, fala do ser humano e todas as suas contradições.
 
Fala também da necessidade de sucesso imposta pela sociedade. E aborda a cabeça do jovem, que foi chamado ao mundo e sente-se perdido, como num labirinto. A música “Pé na Estrada”, por exemplo, que abre o disco, versa sobre esse jovem insatisfeito com sua insignificância. Ele tem demasiada vontade de mudança, imagina-se idolatrado em outro lugar e vai ao encontro de um grande amor.
 
Já na música “Hoje” há uma narrativa bem “visual”. A canção identifica pessoas invisíveis; revela seres invisíveis do nosso cotidiano, como um mendigo; além de transparecer situações melancólicas, como um mar de panfletos sobre o chão.
 
O amor é tratado também no disco, pois na visão deste compositor não há como dissociar a relação afetiva com quaisquer outros acontecimentos da vida. Drummond já dizia que o “amor chega tarde” e está lá no álbum a referência ao poeta - nas canções “Você é o Sol” e “Não Vou Deixar”. A primeira se trata do encontro, a aproximação, o frio na barriga e o fôlego. E a segunda traduz o amor em sua plenitude.
 
Há ainda momentos obscuros no disco, mais sérios do que a confusão da cabeça do jovem. Quero dizer: a insônia, o choro, a solidão e a impotência. Há também referências a catástrofes da natureza, como na música “katrina”, que se baseia na história de uma sobrevivente brasileira do Furacão Katrina.
 
Mas, acredite, existe também esperança no disco. Há o alívio, a espera de um dia melhor, a vontade de ser uma pessoa melhor e o reencontro do ser humano com a “Poesia” (uma das principais canções). Este compositor, posso garantir, se reencontrou a própria música neste projeto. E espera que quem o ouça sinta a necessidade de um mundo melhor. (Foto de Ademir Ribeiro. Capa do disco: arte de Janaína Salgado, com foto de Mariana Borges. Maiores informações com Felipe Izar (27) 9 9807-5636 ou listentoizar@gmail.com).

 

Cesan faz Leilão Bilionário em Junho para Tratar Esgoto de 43 Cidades do ES

O leilão acontece no dia 17 de junho e contará com parcerias público-privadas (PPP’s)..


Brasileiros Podem Pagar Conta de Luz com Preço de “Bandeira Vermelha Permanente”

Frente Nacional dos Consumidores de Energia (FNCE) estima a elevação do custo de energia em 9% nos próximos 25 anos se vetos..


De Tiradentes em Minas Gerais Para França

Mostrar de cinema mineiro ganha programação especial em Paris, capital mundial do cinema...


Comunicação de Lula não Consegue Reverter Queda da Popularidade

Lula escalou o publicitário Sidônio Palmeira para tentar reverter a queda da popularidade, mas que não tem surtido o efeito esperado...


Comunicação de Lula não Consegue Reverter Queda da Popularidade

Lula escalou o publicitário Sidônio Palmeira para tentar reverter a queda da popularidade, mas que não tem surtido o efeito esperado...


Comunicação de Lula não Consegue Reverter Queda da Popularidade

Lula escalou o publicitário Sidônio Palmeira para tentar reverter a queda da popularidade, mas que não tem surtido o efeito esperado...


Ver mais