1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

TRE-ES Informa Que 38 Municípios Vão Ter o Voto Biométrico

enviar por email

18/09/2018

Da: Redação
  
Quase metade dos cidadãos do Espírito Santo aptos a votar neste ano vai exercer o seu direito ao voto por meio do sistema biométrico. Dos 2.754.728 eleitores constantes no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), 1.249.411, ou seja, 45,36% fizeram o cadastro biométrico. Nas 38 cidades (em 2016 foram 33) onde o sistema será utilizado quem não fez o cadastramento enfrentará problemas.  “O eleitor que mora em uma cidade onde a biometria é obrigatória (por exemplo, Vila Velha) e não tiver feito o recadastramento corre o risco de ter o seu título cancelado e de não conseguir votar nas eleições”, esclarece o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-ES, Danilo Marchiori.  
Aqui na Região Norte do Estado, do outro lado do rio Doce, dez municípios vão ter esse sistema. São eles: Água Doce do Norte, Águia Branca, Baixo Guandu, Boa Esperança, Marilândia, Mucurici, Ponto Belo, São Domingos do Norte,Vila Pavão e Vila Valério.  Segundo a Justiça Eleitoral, o sistema biométrico é mais seguro porque, além da identificação do eleitor por meio de um documento oficial, é feito o reconhecimento da sua impressão digital quando ele insere o dedo em uma máquina. Somente após a confirmação dos dados, o eleitor é liberado para ir até a urna. Depois de votar, recebe o documento de volta e o comprovante de votação.
As outras cidades são: Anchieta, Apiacá, Bom Jesus do Norte, Castelo, Divino São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, João Neiva, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Teresa, São José do Calçado, São Roque do Canaã, Viana, Vila Velha e Vitória. 
Quem não fez o recadastramento no prazo só poderá regularizar sua situação a partir de novembro, quando os cartórios eleitorais voltarão a fazer os serviços tradicionais. Será preciso levar o título de eleitor, documento oficial e comprovante de residência dos últimos três meses. Para saber se seu título está regular, basta acessar a página do TRE-ES, clicar em “Situação Eleitoral” no canto esquerdo da tela, inserir os dados e realizar a consulta.

Eliezer Batista Ligou A Vale Ao Resto Do Mundo

Galgando vários postos ao longo de sua carreira, até ser nomeado presidente da mineradora coube a ele transformar..


Dignidade de Liberdade

Para advogados, decisão do STF sobre casamento dá maior autonomia aos idosos...


Os Doces E Amargos Desafios Da Existência

Em "Chocolate Meio Amargo", a psicóloga Senia Reñones aborda as complexidades das relações humanas e as delícias de aprender...