1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Senado Aprova Acordo do Mercosul Sobre Combate ao Crime Organizado

enviar por email

19/10/2018

O Senado aprovou na quarta-feira, dia 17, o PDS 104/18, que confirma texto de acordo de cooperação entre os países membros e associados do Mercosul para o combate ao crime organizado no bloco. O acordo foi assinado em 2 de agosto de 2010 em San Juan, na Argentina. Agora, o projeto segue para promulgação.

O termo visa reforçar a cooperação penal entre os Estados integrantes e associados ao bloco, aprimorando o combate ao crime organizado transnacional, a atos de terrorismo e a outros delitos similares.
 

O acordo prevê a criação de equipes conjuntas para a investigação dessas condutas delituosas que, em virtude de suas características transnacionais, exigem a atuação coordenada das autoridades competentes de mais de um país.

De acordo com a senadora Ana Amélia, que relatou o PDS 104/18 na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional – CRE do Senado, o termo é extremamente relevante.

"O instrumento internacional em exame coaduna-se, perfeitamente, com o interesse do Brasil em reforçar a cooperação em matéria penal no âmbito do Mercosul e Estados Associados, de forma a coibir, com maior eficácia e eficiência, as práticas delituosas transnacionais, que acabam por causar impactos também internamente, nas sociedades dos países, gerando grandes sofrimentos, intranquilidade e insegurança nas populações", pontuou a senadora em relatório favorável ao projeto.

Atualmente, cinco países são membros plenos do Mercosul: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela – que se encontra suspensa. Os Estados associados ao bloco são: Chile, Peru, Colômbia, Equador e Bolívia.

Após a aprovação no Senado, o PDS 104/18 segue para promulgação.

 

Eliezer Batista Ligou A Vale Ao Resto Do Mundo

Galgando vários postos ao longo de sua carreira, até ser nomeado presidente da mineradora coube a ele transformar..


Dignidade de Liberdade

Para advogados, decisão do STF sobre casamento dá maior autonomia aos idosos...


Os Doces E Amargos Desafios Da Existência

Em "Chocolate Meio Amargo", a psicóloga Senia Reñones aborda as complexidades das relações humanas e as delícias de aprender...