1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Estação de Marechal Floriano comemorou aniversário de 119 anos

enviar por email

27/06/2019

 O Jornal Estado do Espírito Santo veiculado no dia 15/05/1900, publicou a reportagem da inauguração da estação de Marechal Floriano ocorrida no dia 13 de maio de 1900, pelo presidente da província do Espírito Santo, José Marcelino Pessoa de Vasconcelos. A partir dessa data a vila do Braço sul, passou a ser conhecida como Estação de Marechal Floriano.

A partir da sua inauguração a estação passou a integrar o meio de transporte  para os moradores da regiao que seguiam com destinos a Vitória ou Rio de Janeiro, contribuindo com o proresso daquela regiao. Após sua inauguraçao Marechal Floriano passou a fazer parte da Estrada de Ferro Sul do Espírito Santo e a receber visitas ilustres do Espírito Santo e do Governo Federal, como ministro do Interior, Lauro Müller  em 1904.

A ferrovia que a estaçao de Marechal Floriano faz parte da chamada "linha do litoral" que foi construída por diversas companhias, em épocas diferentes, empresas que acabaram sendo incorporadas pela Leopoldina até a primeira década do século XX. O primeiro trecho, Niterói-Rio Bonito, foi entregue entre 1874 e 1880 pela Cia. Ferro-Carril Niteroiense, constituída em 1871, e depois absorvida pela Cia. E. F. Macaé a Campos. Em 1887, a Leopoldina comprou o trecho. A Macaé-Campos, por sua vez, havia constrtuído e entregue o trecho de Macaé a Campos entre 1874 e 1875. O trecho seguinte, Campos-Cachoeiro do Itapemirim,foi construído pela E. F. Carangola em 1877 e 1878; em 1890 essa empresa foi comprada pela E. F. Barão de Araruama, que no mesmo ano foi vendida à Leopoldina. O trecho até Vitória foi construído em parte pela E. F. Sul do Espírito Santo e vendido à Leopoldina em 1907. Em 1907, a Leopoldina construiu uma ponte sobre o rio Paraíba em Campos, unindo os dois trechos ao norte e ao sul do rio. A linha funciona até hoje para cargueiros e é operada pela FCA desde 1996. No início dos anos 80 deixaram de circular os trens de passageiros que uniam Niterói e Rio de Janeiro a Vitória. 

Atualmente a estação de Marechal Floriano que está em bom estado e serve como secretaria municipal de cultura e turismo; os cargueiros da FCA ainda passam por ela.  
A Prefeitura Municipal de Marechal Floriano, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, mantém uma estrutura no local para atender os turistas e sempre promove eventos para os moradores e visitantes da cidade. 

Integrante da antiga Estrada de Ferro Leopoldina, a Estação Ferroviária de Araguaya resiste para contar uma história dos tempos áureos da ferrovia brasileira. O lugar recebe turista que vão para conhecer a história do lugar, já que no interior da estação funciona um pequeno museu.  Ao visitar o centro da cidade também não devemos esquecer da Casa da Cultura Clara Luiza Hulle Pereira que fica na antiga Estação Ferroviária da cidade.
Secretaria de Cultura e Turismo
Secretario(a): Maria Goretti Pereira Pinto
Telefone: 27 3288 1419
Endereço: Praça José Henrique Pereira, 10, sobreloja A+, Centro, Marechal Floriano, ES. CEP 29255-000
Email: turismo@marechalfloriano.es.gov.br
Horário de funcionamento: de 8h30min às 11h30min e de 12h30min às 17h30


 


Eliezer Batista Ligou A Vale Ao Resto Do Mundo

Galgando vários postos ao longo de sua carreira, até ser nomeado presidente da mineradora coube a ele transformar..


Dignidade de Liberdade

Para advogados, decisão do STF sobre casamento dá maior autonomia aos idosos...


Os Doces E Amargos Desafios Da Existência

Em "Chocolate Meio Amargo", a psicóloga Senia Reñones aborda as complexidades das relações humanas e as delícias de aprender...