1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Rota Da Ferradura: Conheça As Montanhas De Guarapari

enviar por email

04/11/2020

Por: Manoel Alves

O município de Guarapari, no Estado do Espírito Santo, no Brasil,  litoral sul capixaba é sem dúvida o balneário mais famoso do estado e o cartão postal do turismo de praia no Espírito Santo. Mas, de uns tempos para cá é o turismo de montanha, o agroturismo que tem atraído turistas de várias cidades do estado e até de outros estados como Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Talvez o fato das montanhas de Guarapari estarem à apenas 12 km do centro do balneário faz com que muitos turistas que chegam para curtir praia queiram também conhecer as montanhas do município. O roteiro mais procurado por turistas e moradores da cidade é o da Rota da Ferradura que interliga a rodovia BR101 às comunidades de Buenos Aires (a Argentina capixaba), Boa Esperança e Arraial de Jabuti. A Rota da Ferradura é um roteiro ideal para se fazer em família, sem muita pressa, mas que também não precisa de tanto tempo.
 
Para quem está no centro de Guarapari deve pegar a Rodovia Jones Santos Neves sentido BR101, de onde você decidirá se começa ou finaliza via Buenos Aires. Sugerimos aqui que você inicie o passeio por Arraial de Jabuti e Boa Esperança. Neste caso, ao chegar no trevo da BR101 seguirá sentido Rio de Janeiro e apenas 4 km adiante você tem a sua direita a entrada da Rota da Ferradura.
 
Duas coisas tornam quase que obrigatório antes de seguir curtindo as paisagens da estrada; ali mesmo às margens da BR101 você duas figueiras, um lindo e grande pé de Figueira e uma linda, ampla e moderna lanchonete que leva o mesmo nome em homenagem à arvore que fica em frente.
  
A Lanchonete Figueira é daquelas de beira de estradas que você chega para um simples lanche e leva um tempo comprando todas aquelas guloseimas gostosas do agroturismo capixaba. Ali além do lanche, você pode tomar um café especial, comer um pão com linguiça, degustar ou comprar uma cachaça ou cerveja artesanal, adquirir um bom queijo da região, biscoitos, geleias e vários outros produtos da região.
 
Segundo Sérgio Brambati, idealizador e proprietário da Figueira, a lanchonete inaugurada há um ano tem correspondido as expectativas. “Temos um grande fluxo de clientes, sejam pessoas em viagens pela BR ou turistas da região que entram para conhecer a Rota da Ferradura”, diz Sérgio.
 
Seguindo então já na Rota da Ferradura você passará pelo povoado de Arraial de Jabuti, ainda sem opções gastronômicas, e seguindo curtindo as paisagens da região que oscilam entre pastagens, plantações e mata nativa logo depois você encontra o Rota dos Sabores, bar e lanchonete que também vende produtos caseiros da região. Vale a pena uma parada para uma cerveja, uma água ou um suco enquanto curte a paisagem do local e observa os senhores jogando dominó numa mesa ao lado, um dos costumes do local. Ali você pode fazer um bom lanche ou comer uma porção de tira-gosto sempre observando o movimento de uma típica estrada do interior. ORota dos Sabores Funciona nos finais de semana.
 
Seguindo seu passeio pela Rota da Ferradura pouco depois você chega à Boa Esperança, e a poucos metros da comunidade fica localizado à sua esquerda já famoso Restaurante Cantinho da Tilápia.Aí você para e não quer mais sair. Um local ideal para um almoço em família ou uma cerveja com amigos, saborear uma cerveja artesanal ou uma boa cachaça ouvindo o barulho da água e o cantar dos passarinhos num ambiente cercado por uma deslumbrante mata verde que é um encanto.

O Restaurante Cantinho da Tilápia hoje é uma referência na gastronomia da região e atrai clientes da região, da Grande Vitória e até de outros estados. O forte da casa é a tilápia, mas trabalha também com carnes, frango e sob encomenda, galinha caipira. Funciona dia e noite, com exceção das quartas-feiras que é folga. No Cantinho da Tilápia você é sempre muito bem recebido pelos proprietários Marina e Geraldo Pereira e toda sua equipe.
 
Restaurante Cantinho da Tilápia,ambiente agradável e familiar cercado pela natureza.
Depois de saborear o filé de tilápia preparado especialmente por Marina Pereira (sócia-proprietária) saindo do Cantinho da Tilápia, é hora de continuar o passeio seguindo sentido Buenos Aires, sempre em estrada de asfalto e com as paisagens das nossas montanhas.

Chegando em Buenos Aires, uma comunidade formada principalmente por famílias de imigrantes italianos, você tem a sua esquerda a venda dos Ferrarini e a sua direita após a Igreja de Santo Antônio, o Bar e Restaurantedo Ademir, a principal referência gastronômica do local.

Ali mesmo às margens do campo de futebol sempre nos finais de semana fica uma simpática senhora vendendo os produtos caseiros da Associação de Produtores Rurais de Buenos Aires. Vende-se bolos diversos, doces, geleias, pão e biscoitos caseiros.

No Bar e Restaurante do Ademir, num ambiente tranquilo e familiar, você pode comer a melhor galinha caipira da região, uma costela no bafo, carne de porco na lata e uma verdadeira variedades petiscos do mundo rural. Funciona de segunda à segunda durante o dia, para o período noturno, favor consultar antes.É saindo do Restaurante do Ademir que se tem acesso à Cachoeira do Barbudo, principal ponto turístico de Buenos Airesno período de verão.
 
Informações: Bar e Restaurante do Ademir, em Buenos Aires,27-3114-2880 e 99780-8322.

Cantinho da Tilápia, Boa Esperança,27-99859-9608 e 99667-1639

Sitio Recanto dos Lagos, Buenos Aires, aluga para finais de semana - 27-99603-3150.
 
 

Eliezer Batista Ligou A Vale Ao Resto Do Mundo

Galgando vários postos ao longo de sua carreira, até ser nomeado presidente da mineradora coube a ele transformar..


Dignidade de Liberdade

Para advogados, decisão do STF sobre casamento dá maior autonomia aos idosos...


Os Doces E Amargos Desafios Da Existência

Em "Chocolate Meio Amargo", a psicóloga Senia Reñones aborda as complexidades das relações humanas e as delícias de aprender...