1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Jovem Empresária Capixaba Empreende E Recupera Todo Seu Investimento Após Um Mês De Abertura Do Negócio Próprio

enviar por email

23/10/2021

Impelida pelo desejo de sair da zona de conforto, empreendedora abriu empresa para importar canecas térmicas com orientação de movimento filiado à Conaje

Por ComTexto Comunicação Integrada

Empreender não é tarefa fácil, e exige ainda mais disposição para quem decide conciliar a jornada de abrir uma empresa própria com outro emprego em tempo integral. Caso de RayaneGrattz Miranda, que se sentiu desafiada a sair da zona de conforto. E a decisão foi certeira; com apenas 34 anos, e cerca de um mês depois de iniciar o empreendimento, a jovem empresária conseguiu recuperar todo o capital investido.

Há 14 anos atuando com comércio exterior em uma empresa no Estado do Espírito Santo, no Brasil, Rayane se sentiu instigada, em plena pandemia, a buscar novos desafios e se reafirmar profissionalmente usando a expertise conquistada na prática e também por meio da educação formal. Além de formada em Relações Internacionais, ela possui MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais.

Segundo a profissional, a ideia de começar seu negócio surgiu de algo que ela faz todos os dias para clientes que atende na companhia onde está alocada: planejar a viabilidade de importação de um produto. Foi então que nasceu a RTZ Import, especializada na importação de copos térmicos e na assessoria de viabilidade de processos de importação e exportação para produtos de diferentes segmentos.

Rayane conta o porquê escolheu empreender no segmento. “Após alguns meses analisando o cenário e estudando processos de tramitação, notei que o mercado de copos térmicos estava em alta, assim como seu preço, e que seria uma área potencial para começar a empresa”. A pandemia também se mostrou positiva para esse mercado. “Havia uma grande procura pelo produto, mas o mercado interno não conseguia suprir a demanda”, diz.

Embora o setor fosse familiar para a jovem empresária, muitos desafios se apresentaram até conseguir formalizar a empresa de importação como MEI (Microempreendedor Individual), modalidade menos burocrática e que garante menos gasto. Mesmo assim, os resultados iniciais já são satisfatórios. “Fiz todo o processo de habilitação para importação e exportação com a Receita Federal. A curva de aprendizado foi grande e desafiadora, mas surpreendente para mim. Após apenas quatro semanas da chegada dos copos, 60% do estoque já havia sido vendido e o meu investimento estava recuperado.”

A experiência de Rayane mostra que, apesar de o empreendedorismo apresentar um longo caminho, é possível que ele seja próspero quando oportunidades de mercado são aliadas à qualificação e ao entusiasmo. Outro ponto importante, segundo a empresária, é contar com o suporte de entidades representativas. No caso dela, o núcleo jovem do Centro das Indústrias do Espírito Santo, o CINDES Jovem, fez esse papel.  

O núcleo é filiado à Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje), que, por sua vez, conta com uma diretoria para desenvolver ações destinadas a jovens empresários que já estejam inseridos na cadeia produtiva e desejam se qualificar para desenvolver negócios no segmento do comércio exterior.

Bráulio Barreto, diretor de Indústria da Conaje, afirma que o maior desafio da área está em desmistificar a imagem do setor para os novos empresários. “Nosso primeiro projeto é o Circuito Líderes Industriais, no qual jovens empresários debaterão os dilemas do tema e como a qualificação é determinante para o sucesso de novos negócios. A expectativa é que ele seja colocado em prática ainda este ano.”
Para mais informações sobre a Confederação e seus projetos, acesse o portal conaje.com.br.

Informações à imprensa
ComTexto Comunicação Integrada
MaricyCelebroni – maricy@ctexto.com.br
Tel.: (16) 3324-5300 l (16) 99766-2825
Thaís Campos – thaiscampos@ctexto.com.br 
Tel.: (16) 99772-5907


Eliezer Batista Ligou A Vale Ao Resto Do Mundo

Galgando vários postos ao longo de sua carreira, até ser nomeado presidente da mineradora coube a ele transformar..


Dignidade de Liberdade

Para advogados, decisão do STF sobre casamento dá maior autonomia aos idosos...


Os Doces E Amargos Desafios Da Existência

Em "Chocolate Meio Amargo", a psicóloga Senia Reñones aborda as complexidades das relações humanas e as delícias de aprender...