1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Há 5 Anos Morria O Capoeirista Rafael Flores Em Ecoporanga

enviar por email

23/10/2021

Ele na foto acima com o “berimbau” foi o fundador do Grupo de Capoeira Senzala “Patrimônio dos Pretos” Santa Luzia do Norte
*Por Itamar José dos Santos
Há cinco anos, no dia 5 de novembro de 2016, morria o capoeirista Rafael Flores, o fundador do Grupo de Capoeira Senzala “Patrimônio dos Pretos” Santa Luzia do Norte, em Ecoporanga, no Norte do Estado do Espirito Santo, no Brasil. Ele foi uma figura muito importante na história da cultura do município de Ecoporanga.O Mestre Rafael deixou um legado de dedicação à arte da capoeira.
Em 1966, no Estado do Rio de Janeiro, no Brasil, Rafael e seu irmão Paulo Flores, alunos do Mestre Bimba (Manoel dos Reis Machado, conhecido como Mestre Bimba, foi o criador da capoeira regional, também chamada de luta regional baiana**, no final da década de 1920), começaram um trabalho de divulgação da arte da capoeira, tornando-se conhecidos em âmbito nacional e internacional.
Rafael decidiu se mudar para Santa Luzia do Norte, por razão de sua família ser proprietária de terras no local, passando este a administrá-las. Desde então criou laços de amizade, que tiveram o privilégio de desfrutar de perto as apresentações de amigos capoeiristas que recebia. Logo, a comunidade pediu que montasse um grupo. Foi criado então, em 12 de outubro de 1988, o Grupo de Capoeira Senzala “PATRIMÔNIO dos PRETOS” (antigo nome do Distrito).
Em 1990, a capoeira do Patrimônio dos Pretos se apresentou no Encontro Mundial da Capoeira, realizado no Rio de Janeiro, e foram convidados para representar o Brasil em um Projeto patrocinado pela UNESCO e pelo Governo Francês.
No ano de 2000, 10 crianças na idade entre 11 e 14 anos, integrantes do Grupo de Capoeira Senzala “Patrimônio dos Pretos”, tiveram o prazer de conhecer e mostrar sua arte na França, representando o Brasil no Projeto “Crianças de hoje, músicos de amanhã”, que reuniu comunidades de mais de 14 países.
Em abril de 2004, o Distrito sediou o 4° Encontro Internacional de Capoeira, quando a comunidade recebeu franceses, alemães e holandeses.
Uma arte criada pelos escravos que mistura a dança, luta, música, brincadeira, muito ritmo e beleza, essa é a Capoeira, a grande paixão na vida do Mestre Rafael.
A comunidade de Santa Luzia do Norte ficou de luto por esse grande representante da história da Capoeira em nossa região.
Rafael, que perdeu a mãe em 2011, não tinha filhos, mas tem irmãos e uma legião de amigos que terão para sempre na memória a imagem de uma pessoa que deixou de viver a própria vida para se dedicar à comunidade local.
Mestre Rafael estava com um projeto para levantar novamente o Grupo de Capoeira.
*Jornalista profissional brasileiro
**Baiana
Substantivo feminino
1.
Mulher natural ou habitante da Bahia.
2.
ETNOGRAFIA•VESTUÁRIO
Indumentária tradicional da Bahia, geralmente usada por mulheres negras e mestiças, que consta de saia comprida muito rodada, bata de renda, turbante, pano da costa, chinelas, colares, brincos e balangandãs

Eliezer Batista Ligou A Vale Ao Resto Do Mundo

Galgando vários postos ao longo de sua carreira, até ser nomeado presidente da mineradora coube a ele transformar..


Dignidade de Liberdade

Para advogados, decisão do STF sobre casamento dá maior autonomia aos idosos...


Os Doces E Amargos Desafios Da Existência

Em "Chocolate Meio Amargo", a psicóloga Senia Reñones aborda as complexidades das relações humanas e as delícias de aprender...