1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Sondagem Avalia Os Hábitos E Conhecimento Dos Brasileiros Sobre A Proteção Contra O Câncer De Pele

enviar por email

20/01/2022

Uma pesquisa online realizada pela HSR Health e pelo Movimento Todos Juntos Contra o Câncer ouviu mil brasileiros sobre a prevenção do câncer de pele. A sondagem, que recebeu respostas de moradores de todas as regiões do país, procurou entender a rotina de exposição ao sol e os hábitos de uso protetor solar.

De acordo com a pesquisa, o brasileiro fica exposto ao sol portrês horas, em média, sendo que 18% ficam expostos por cinco horas ou mais. Homens e moradores do Nordeste e Sudeste do país estão acima da média nacional, tomando mais de três horas de sol, por dia, em média.

A maioria dos entrevistados (98%) diz estar ciente que o filtro pode ajudar na prevenção do câncer de pele. Porém, 31% dos entrevistados não costumam utilizar protetor solar com frequência. Os 69% que utilizam, dedicam o cuidado em especial nas regiões do rosto (66%)e braços (49%), deixando de proteger todo restante do corpo.Foi levantado também que 32% dos entrevistados aplicam o protetor apenas uma vez ao dia.
O ideal é evitar a exposição solar das 9h às 15h e, se precisar ficar exposto, lembrar sempre de passar o protetor solar generosamente várias vezes ao longo do dia. O uso de boné ou algo para proteger a cabeça e o rosto também é fundamental, já que estas partes do corpo são onde o câncer de pele se desenvolve com maior frequência.

A sondagem apontou que 40% nunca foi a um dermatologista por qualquer motivo. Dos que já foram, 35% são devido a consultas de rotina; 19% disseram que se consultam para fazer tratamento de doenças de pele e 8% procuram o especialista para avaliar ou investigar sinais ou lesões suspeitas de câncer de pele.
No entanto, a coordenadora de pesquisa do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer, Nina Melo, defende que haja maior contato da população com o médico especialista, para informar sobre prevenção e fazer o diagnóstico precoce. “Além de conhecer a importância do protetor solar, é preciso democratizar o acesso não só a esse item específico, mas também ao dermatologista, pois ainda há uma grande parcela da população que nunca se consultou com um especialista”, ressalta.

O diretor da HSR Health, Bruno Mattos, avalia que o dermatologista é o agente com maior potencial na influência do uso frequente do protetor solar. “A população com passagem no especialista apresenta 23% a mais de uso do filtro”, destaca.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), os tumores de pele não melanoma são o mais frequentes no Brasil e correspondem a cerca de 30% de todas as neoplasias malignas registrados no país.Também apresentam menor mortalidade. Mas, se não tratado adequadamente pode deixar mutilações bastante expressivas.

Já o câncer de pele melanoma representa apenas 3% das neoplasias malignas do órgão. É o tipo mais grave, devido à alta possibilidade de provocar metástase, quando a doença se espalha para outras partes do corpo.

 

Cesan faz Leilão Bilionário em Junho para Tratar Esgoto de 43 Cidades do ES

O leilão acontece no dia 17 de junho e contará com parcerias público-privadas (PPP’s)..


Brasileiros Podem Pagar Conta de Luz com Preço de “Bandeira Vermelha Permanente”

Frente Nacional dos Consumidores de Energia (FNCE) estima a elevação do custo de energia em 9% nos próximos 25 anos se vetos..


De Tiradentes em Minas Gerais Para França

Mostrar de cinema mineiro ganha programação especial em Paris, capital mundial do cinema...


Comunicação de Lula não Consegue Reverter Queda da Popularidade

Lula escalou o publicitário Sidônio Palmeira para tentar reverter a queda da popularidade, mas que não tem surtido o efeito esperado...


Comunicação de Lula não Consegue Reverter Queda da Popularidade

Lula escalou o publicitário Sidônio Palmeira para tentar reverter a queda da popularidade, mas que não tem surtido o efeito esperado...


Comunicação de Lula não Consegue Reverter Queda da Popularidade

Lula escalou o publicitário Sidônio Palmeira para tentar reverter a queda da popularidade, mas que não tem surtido o efeito esperado...


Ver mais