1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Abrale Promove Campanha De Conscientização Sobre O Mieloma Múltiplo

enviar por email

11/03/2022

O mieloma múltiplo é um tipo de câncer de sangue mais comum aos idosos, mas pode ocorrer em adultos jovens e até em crianças. O Instituto Nacional de Câncer não possui estimativas da incidência da doença no Brasil. Segundo dados internacionais, atinge quatro a cada cem mil pessoas, o que representaria cerca de 8 mil casos anuais por aqui. 

Como na maior parte dos casos de câncer, quanto antes o mieloma múltiplo for diagnosticado, melhor. Por isso, durante todo o mês, a Abrale – Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia divulga a campanha Março Borgonha, para alertar sobre os sinais e tratamento da doença.

“O mieloma múltiplo precisa de mais atenção das autoridades em saúde. Este é um tipo de câncer das células da medula óssea, que pode afetar idosos e jovens adultos. Infelizmente no Brasil não temos dados oficiais que nos forneçam informações essenciais sobre quem são esses pacientes e suas demandas durante a jornada de cuidados à saúde”, afirma a CEO da Abrale, a médica sanitarista Catherine Moura. “Esse cenário causa dificuldades para a aprovação, seja via planos de saúde ou no SUS, de incorporação de novos medicamentos, que podem revolucionar os tratamentos de primeira linha e também ajudar os pacientes refratários e recidivados. Essa é uma das bandeiras levantadas pela Abrale, pois podemos melhorar a assistência oferecida a esses pacientes”, ressalta.

O que é o mieloma múltiplo
O mieloma múltiplo (MM) é um tipo de câncer do sangue que tem início na medula óssea quando, no momento em que os linfócitos B estão se diferenciando, acontece um erro e eles se tornam plasmócitos anormais. Essas células podem se aglomerar e formar tumores tanto dentro do osso (intramedular) quanto fora (extramedular). Quando existem vários grupos de plasmócitos, dá-se o nome de mieloma múltiplo.

Alguns pacientes podem ser assintomáticos, ou seja, não apresentar nenhum tipo de sinal da doença – em especial, se os plasmócitos se infiltram em pouca quantidade na medula óssea e a produção de proteína M (um amontoado de proteínas “bagunçadas”, geradas pelos plasmócitos anormais) é pequena.

Já nas situações em que há uma maior infiltração e maior produção da proteína M, o paciente poderá apresentar sinais como cansaço extremo, fraqueza, palidez e perda de peso; mau funcionamento dos rins, inchaço nas pernas; sede exagerada, perda de apetite, constipação grave; dores ósseas (especialmente na coluna) e fraturas espontâneas; além de infecções constantes.

Para os pacientes assintomáticos, muitas vezes o diagnóstico de mieloma múltiplo é realizado através de exames de rotina. O mais usual é o exame de sangue comum, em que é possível ver as alterações das células.

“Atualmente, para o paciente com sintomas, são várias as opções de medicamentos que compõe o tratamento do mieloma múltiplo, com resultados bastante satisfatórios. Podemos citar a quimioterapia, os imunomoduladores, inibidores de proteassoma, os anticorpos monoclonais (imunoterapia) e o transplante de medula óssea autólogo (quando a medula transplantada é a do próprio paciente)”, destaca o onco-hematologista Breno Gusmão, integrante do Comitê Médico da Abrale. 

Mais informações sobre mieloma múltiplo e a campanha Março Borgonha estão no link http://www.abrale.org.br/doencas/mieloma-multiplo/o-que-e/

Sobre a ABRALE
A Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) foi fundada por pacientes e familiares em 2002, com a missão de oferecer ajuda e mobilizar parceiros para que todas as pessoas com câncer do sangue no Brasil tenham acesso ao melhor tratamento. A atuação da associação é sustentada por quatro pilares: Apoio ao Paciente, Educação e Informação, Pesquisa e Monitoramento e Políticas Públicas.



 
 
 


Cesan faz Leilão Bilionário em Junho para Tratar Esgoto de 43 Cidades do ES

O leilão acontece no dia 17 de junho e contará com parcerias público-privadas (PPP’s)..


Brasileiros Podem Pagar Conta de Luz com Preço de “Bandeira Vermelha Permanente”

Frente Nacional dos Consumidores de Energia (FNCE) estima a elevação do custo de energia em 9% nos próximos 25 anos se vetos..


De Tiradentes em Minas Gerais Para França

Mostrar de cinema mineiro ganha programação especial em Paris, capital mundial do cinema...


Comunicação de Lula não Consegue Reverter Queda da Popularidade

Lula escalou o publicitário Sidônio Palmeira para tentar reverter a queda da popularidade, mas que não tem surtido o efeito esperado...


Comunicação de Lula não Consegue Reverter Queda da Popularidade

Lula escalou o publicitário Sidônio Palmeira para tentar reverter a queda da popularidade, mas que não tem surtido o efeito esperado...


Comunicação de Lula não Consegue Reverter Queda da Popularidade

Lula escalou o publicitário Sidônio Palmeira para tentar reverter a queda da popularidade, mas que não tem surtido o efeito esperado...


Ver mais