1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

23 de maio – Dia da Colonização do Solo Espírito-Santense

enviar por email

21/05/2022

Celebra-se no dia 23 de maio, o Dia da Colonização do Solo Espírito-Santense. 

Da Redação*

A data tem origem no ano de 1535, quando portugueses, a bordo da caravela Glória, desembarcaram aqui no estado (onde atualmente se localiza a  Prainha, em Vila Velha) com a missão de colonizar a então Capitania do Espírito Santo. 

 
Após criar o primeiro núcleo populacional da capitania (denominada Vila do Espírito Santo), o donatário português Vasco Fernandes Coutinho  fundou o município de  Vila Velha, que logo se tornou capital e sede do governo por quatorze anos. No ano de 1549, a capital é transferida para a Vila de Nossa Senhora da Vitória, atual Vitória, devido a questão do difícil acesso à possíveis invasões.
 
O município de Vila Velha, que completa nesta seuda-feira (23), 487 anos, é o mais populoso do estado (inclusive superando a capital) sendo a grande maioria da população residente na área urbana. Neste dia, simbolicamente, a capital do estado do Espírito Santo é deslocada de Vitória para Vila Velha, em solenidade oficial, antes de desfiles comemorativos no centro da cidade.
 
Na comemoração dos 487 anos de Colonização do Solo Espírito-santense, a Prefeitura de Vila Velha realiza uma grande programação com diversas atrações culturais e importantes entregas para a cidade.

Uma grande estrutura já está sendo montada no Parque da Prainha, para receber shows e apresentações. Na tenda cultural, a partir desta quinta (19), às 19h30, o público confere os shows da banda marcial da Escola Graciano Neves. Enquanto no palco principal, a partir das 20h, se apresentam a banda do Exército, Jackson Lima e Solveris.

Na sexta (20) e domingo (22), às 9h30, será inaugurado o tour Caminhada pela Prainha, com guias turísticos e personagens históricos indicando os principais patrimônios arquitetônicos e curiosidades que fazem parte da origem do Espírito Santo.

Ainda na sexta, às 17h, na Tenda Cultural, acontece o show da Vix Land Jazz. E a partir das 19h, sobem no palco principal a Orquestra Sinfônica do Estado com o show Rap Sinfônico. Na sequência, se apresentam Bandeira Dois e Evandro e Ranieri.

No sábado (21) e domingo (22), às 9h, na Praia da Costa, diversos times nacionais disputam o Brasileiro Master de Futevôlei.
 
Ainda no sábado, na Prainha, das 9 às 16h, o cidadão pode adotar um pet na Feira de Adoção de Animais. Na tenda Cultura, às 10h, os circos Chayanne e Rever divertem toda a família. E, às 11h, tem diversão com Macakids. O músico Erik Moraes também se apresenta no local, às 15h, e Edson Mineiro e Goiano, às 17h. No palco principal, a partir das 20h, tem Banda Trilha e Macucos.

No domingo (22), às 8h, será realizada a transposição de 19 Km do Fogo Simbólico do Palácio Anchieta até a Prainha, passando pela rodovia Carlos Lindenberg. Às 10h, acontece a solenidade de chegada do Fogo, em frente à Igreja do Rosário. O ato representa a passagem da capital do Estado para o berço da colonização capixaba por um dia (23 de maio).

O Bondinho Histórico, após restauração completa, será entregue à população na Casa da Memória, às 11h. Na tenda cultural, a partir das 10h, se apresentam os circos Benhur e Le Peppe, Henrique Fontoura, a escola de samba MUG e Quarteto Barrense.

Às 18h, Dudu Ferreira abre os shows do palco principal. Em seguida, se apresentam Gerson Lano e Alemão do Forró.

A cerimônia de abertura do Desfile Cívico será realizada na segunda (23), às 8h. O ponto alto das comemorações dos 487 anos da cidade, realizada na avenida Jerônimo Monteiro, vai contar com a presença da Marinha, Exército, Corpo de Bombeiros, Polícias Militar e Civil, Guardas Municipais, escolas de samba e 78 escolas municipais, entre outros.

A partir das 13h, no Parque da Prainha, a tenda cultural recebe os circos Ravanis e Estelar, Teatro Duo Dalissa e Marcos Macedo. Encerrando as programações da festa da cidade, a partir das 17h, sobem ao palco principal os grupos SambaSoul e Revelação.

Tendas com artesanato e economia criativa estarão abertas de quinta (19) a segunda (23), com produtos desenvolvidos por artistas locais. 

Comunidades

As comemorações acontecem também em outros bairros de Vila Velha. No sábado (21), às 10h, na Pracinha da Cultura, em Ilha das Flores, a população conta com atrações infantis, entre elas pula-pula e brinquedos infláveis.

Domingo (22), em Normília da Cunha, e segunda (23), na Barra do Jucu, sempre a partir das 10h, esses bairros também recebem atrações infantis.

O prefeito Arnaldinho Borgo, que aponta o aniversário de 487 anos como um momento histórico para a cidade. "O aniversário da cidade nesse ano será histórico e emocionante. Vamos nos reencontrar com tudo, depois de dois anos, após as restrições impostas pela pandemia da COVID. Por isso, vamos anunciar um pacotão de obras por toda a cidade. São R$ 450 milhões em infraestrutura urbana e qualidade de vida. Esse momento precisava vir acompanhado de festa, grandes artistas da nossa cidade e de renome nacional, como Revelação e Alemão do Forró. Preparamos tudo com muito capricho e todos estão convidados para o Parque da Prainha, de quinta a segunda", comentou o prefeito. 

“O respeito com a memória da cidade vem através de serviços como a reforma do Bonde Histórico e a criação do tour à pé na Prainha. É demasiado importante essas ações, devido ao cuidado com a trajetória do nosso povo e na melhora nas condições de recebermos todos os moradores e turistas no município. Sabermos de onde viemos é um patrimônio que devemos sempre preservar”, afirmou o secretário de Cultura e Turismo, Paulo Renato Fonseca Júnior.
 
 

Eliezer Batista Ligou A Vale Ao Resto Do Mundo

Galgando vários postos ao longo de sua carreira, até ser nomeado presidente da mineradora coube a ele transformar..


Dignidade de Liberdade

Para advogados, decisão do STF sobre casamento dá maior autonomia aos idosos...


Os Doces E Amargos Desafios Da Existência

Em "Chocolate Meio Amargo", a psicóloga Senia Reñones aborda as complexidades das relações humanas e as delícias de aprender...