1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Desembargadora Débora Maria Ambos Corrêa Da Silva É Empossada No TJES

enviar por email

04/08/2023

 O presidente do TJES, desembargador Fabio Clem, e a Desembargadora Débora Correa posam para foto.

Por Assessoria de Comunicação do TJES
A solenidade, presidida pelo desembargador Fabio Clem de Oliveira, aconteceu no Palácio da Justiça na tarde desta quinta-feira, 03 e contou com a presença do governador Renato Casagrande.

A posse solene da desembargadora Débora Maria Ambos Corrêa da Silva no Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) aconteceu na tarde desta quinta-feira (03/08), no Salão Pleno do Palácio da Justiça. A mais nova integrante da Corte Capixaba foi promovida à unanimidade ao cargo, pelo critério de antiguidade, durante a sessão realizada no dia 22 de junho.
 
A mesa de honra foi composta pelo presidente do TJES, desembargador Fabio Clem de Oliveira, a procuradora-geral de Justiça, Luciana Gomes de Andrade, o governador do estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazzolini; representando a Assembleia Legislativa do estado (Ales), o presidente da Comissão de Justiça e deputado estadual Mazinho dos Anjos; o defensor público-geral do estado, Vinícius Chaves de Araújo; o diretor do Foro da Justiça Federal Seção Judiciária do Espírito Santo, juiz federal Rogério Moreira Alves, a vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região, desembargadora Alzenir Bollesi de Plá Loeffler, e representando o Tribunal de Contas do estado (TCES), o ouvidor conselheiro Domingos Taufner, além do secretário-geral do TJES, Marcelo Tavares de Albuquerque.
 
O presidente do TJES, desembargador Fabio Clem de Oliveira, declarou aberta a sessão solene e a desembargadora Débora foi conduzida ao Salão Pleno pelo decano da Corte, desembargador Pedro Valls Feu Rosa, e pelo mais moderno desembargador do TJES, desembargador Ubiratan Almeida Azevedo.

Em seguida, o Hino Nacional e o Hino do Estado do Espírito Santo foram executados pela Banda da Polícia Militar. E após prestar seu compromisso legal para exercer o cargo, a desembargadora Débora Maria Ambos recebeu, das mãos de familiares, o Colar do Mérito Judiciário, por seus méritos e relevantes serviços prestados à cultura jurídica e à justiça.

Ao decano da Corte, desembargador Pedro Valls Feu Rosa, coube dar as boas-vindas à nova desembargadora. “Toma assento nesta casa a desembargadora Débora Maria Ambos Corrêa da Silva. Aqui chega em reconhecimento pelo muito que fez ao longo de sua carreira. Porém, ouso afirmar, aqui chega principalmente para mais fazer”, ressaltou o decano, que fez uma reflexão sobre o importante papel da magistratura diante das exigências do momento histórico que vivenciamos.

O desembargador Pedro Valls Feu Rosa.
“É quando nos alivia a alma comparecer aqui a juíza Débora Maria, oficialmente elogiada e repetidas vezes por sua produtividade ímpar, por tudo isso hoje é um dia de festa para este Tribunal de Justiça. Aqui chega uma juíza com experiência e força para lutar por uma instituição melhor”, destacou o desembargador Pedro Valls.

Em seu discurso, a empossada falou brevemente de sua trajetória pessoal e profissional, bem como da gratidão pela oportunidade de ocupar o cargo de desembargadora. Além disso, assim como o decano, a magistrada não se eximiu de tratar de questões que ainda desafiam a sociedade, como a desigualdade em relação ao número de mulheres que ocupam cargos na magistratura brasileira.

“A própria ideia de Justiça engloba valores inerentes ao ser humano e, dentre esses valores, a igualdade. A legislação é farta e inclusiva, mas ainda é preciso efetivá-la, realizar materialmente a igualdade prevista no ordenamento jurídico, garantido às mulheres um ambiente em que possam desenvolver suas atividades e personalidades de forma livre, tranquila e respeitosa. A partir dessa evolução e equilíbrio entre as grandes funções da mulher, busco servir de inspiração para que todas logrem êxito nas suas vidas profissionais”, declarou a empossada.

Débora Maria Ambos Corrêa da Silva.
Por fim, a desembargadora Débora Maria fez uma homenagem a todas as mulheres que a antecederam no Tribunal de Justiça. “E faço isso, também, inspirada pelas grandes mulheres que ocupam ou já ocuparam o cargo de desembargadora deste Tribunal de Justiça, Catharina Maria Novaes Barcellos, Janete Vargas Simões, Elisabeth Lordes, Eliana Junqueira Munhós Ferreira, Rachel Durão Correia Lima e Marianne Júdice de Mattos. Atualmente, somos 5 mulheres em um universo de 25 homens compondo esta Colenda Corte e, tenho certeza, que um dia teremos uma composição equitativa, com muito mais mulheres”, enfatizou.

Confira o discurso da desembargadora na íntegra em: http://www.tjes.jus.br/wp-content/uploads/Currículo-DESEMBARGADORA-DÉBORA-MARIA-AMBOS.pdf.

Além de amigos e familiares, marcaram presença na cerimônia a presidente da Associação dos Magistrados do Espírito Santo, juíza Glícia Mônica Dornela, que presenteou a desembargadora Débora com uma obra da artista plástica Vivian Chiabay; a presidente do Sindijudiciários, Maria Clélia Almeida, e o representante do Sindioficiais Paulo Sérgio Torres Meinicke, bem como o conselheiro do TCES Sérgio Borges, o ex-governador do estado, José Ignácio Ferreira, o procurador-geral da Ales, Anderson Pedra, e o tenente Rangel, representando o comandante do 38º Batalhão de Infantaria.

Também prestigiaram a solenidade, a desembargadora aposentada do TJES Elisabeth Lordes e os desembargadores aposentados, Manoel Alves Rabelo, Adalto Dias Tristão, Ney Batista Coutinho, Ronaldo Gonçalves, Carlos Mignone, Rômulo Taddei, Arnaldo Santos Souza e Geraldo Corrêa da Silva, pai da desembargadora Débora Maria Ambos Corrêa da Silva.
 
Carreira
A desembargadora já soma 29 anos dedicados ao Judiciário capixaba. Formada em 1989 pela Universidade Federal do Espírito Santo, ela ingressou na magistratura em 1994 e, desde então, atuou nas Comarcas de Pedro Canário, Nova Venécia, Afonso Cláudio, Serra e Vitória, em Várias Varas Cíveis e Criminais. Também substituiu vários desembargadores ao longo de sua carreira, foi juíza corregedora, de 1998 a 1999, e juíza diretora do Fórum de Vitória, de 2015 a 2016. E atualmente, ocupava o cargo de juíza da Vara Especializada em Acidente do trabalho do Juízo de Vitória. Saiba mais sobre sua carreira em: http://www.tjes.jus.br/confira-o-curriculo-da-nova-desembargadora-do-tribunal-de-justica-do-espirito-santo-debora-maria-ambos-correa-da-silva/.
 

Eliezer Batista Ligou A Vale Ao Resto Do Mundo

Galgando vários postos ao longo de sua carreira, até ser nomeado presidente da mineradora coube a ele transformar..


Dignidade de Liberdade

Para advogados, decisão do STF sobre casamento dá maior autonomia aos idosos...


Os Doces E Amargos Desafios Da Existência

Em "Chocolate Meio Amargo", a psicóloga Senia Reñones aborda as complexidades das relações humanas e as delícias de aprender...