1. capa
  2. Negócios
  3. Economia
  4. Política
  5. Ambiental
  6. Cidades
  7. Opiniões
  8. Cultura
  9. Oportunidades
  10. vídeos

Incorporação Imobiliária e seus Obstáculos Tributários

enviar por email

30/11/2015

Sem medo de errar, pode-se afirmar que um dos obstáculos ao maior crescimento da construção civil é a carga tributária. Mesmo diante do bom momento vivenciado nos últimos anos, em que há certa abundância de recursos para o segmento, com a injeção de verba nos bancos públicos para o financiamento de habitações, há uma grande perda de capital quando se fala dos tributos cobrados sobre o setor.

Um dos entraves conhecidos das Incorporadoras é a cobrança, pelos Municípios, do Imposto sobre Serviços (ISS) incidente na incorporação direta, cujo entendimento dos fiscos locais, de forma geral, é que a venda da unidade habitacional na planta, evidentemente, antes da emissão do Habite-se, caracteriza a prestação de serviços tributáveis.

Ocorre que na dinâmica da incorporação imobiliária “direta”, constituída de uma série complexa de fatores de produção, há uma diferenciação técnica e legal desta em face da realizada por intermédio de um construtor, administrador de obra ou empreiteiro, sendo certo que a exigência de pagamento de ISS pelas construtoras-incorporadoras revela-se totalmente ilegal.

É justamente com base nesta argumentação que se defende que a prestação de serviço sempre deve ser um esforço próprio em favor de terceiros, é dizer, o direito rege relações interpessoais, ou seja, exige um mínimo de duas pessoas, para surgir uma relação jurídica. Esse entendimento também encontra respaldo em decisões do STJ, ao considerar ilegal a cobrança de ISS das construtoras-incorporadoras, veja-se:

"TRIBUTÁRIO. IMPOSTO SOBRE SERVIÇO.

I - Comprovado que a parte promovia as construções em terrenos de sua propriedade pelo sistema de incorporação, na qualidade de proprietária-incorporadora, não há falar-se em prestação de serviço, pois impossível o contribuinte prestar a si próprio o serviço desvanecendo, destarte, o fato imponível do ISS.

II - Precedentes. III - Recurso Desprovido".

(Fonte: STJ REsp 1.625/RJ)
 
A incorporação imobiliária gera, portanto, contrato completamente diverso da empreitada e da administração de obra. Nestes dois últimos casos, há duas figuras distintas entre o dono da obra e o prestador do serviço. Já na incorporação, a construção é feita, geralmente, pelo próprio dono da obra, que é o incorporador. Com isso, não se estabelece vínculo entre o tomador e prestador de serviço, o que só ocorre nos contratos de administração e empreitada (e obviamente na subempreitada) pela diversidade de agentes. 

Municipalidades incorrem em violação legal e constitucional quando exigem na incorporação imobiliária direta, ou seja, do incorporador que realiza a construção para si mesmo, o recolhimento do ISS, obstruindo o desenvolvimento de importante atividade empresarial que muito reflete no bem estar da sociedade. 

* Advogado, tributarista.
 
 

Cesan faz Leilão Bilionário em Junho para Tratar Esgoto de 43 Cidades do ES

O leilão acontece no dia 17 de junho e contará com parcerias público-privadas (PPP’s)..


Brasileiros Podem Pagar Conta de Luz com Preço de “Bandeira Vermelha Permanente”

Frente Nacional dos Consumidores de Energia (FNCE) estima a elevação do custo de energia em 9% nos próximos 25 anos se vetos..


De Tiradentes em Minas Gerais Para França

Mostrar de cinema mineiro ganha programação especial em Paris, capital mundial do cinema...


Comunicação de Lula não Consegue Reverter Queda da Popularidade

Lula escalou o publicitário Sidônio Palmeira para tentar reverter a queda da popularidade, mas que não tem surtido o efeito esperado...


Comunicação de Lula não Consegue Reverter Queda da Popularidade

Lula escalou o publicitário Sidônio Palmeira para tentar reverter a queda da popularidade, mas que não tem surtido o efeito esperado...


Comunicação de Lula não Consegue Reverter Queda da Popularidade

Lula escalou o publicitário Sidônio Palmeira para tentar reverter a queda da popularidade, mas que não tem surtido o efeito esperado...


Ver mais